domingo, 5 de fevereiro de 2012

Concluintes Ensino Fundamental 2011 Escola Tapirapé

    Queridos alunos...
    Nesse tempo de convivio diario tivemos muitos fatos que aconteceram e marcaram nossas vidas, alguns ruins que causaram problemas e dor de cabeça a direção e coordenação desta escola, mas a maioria deles bons trazendo alegrias e prazer a esta dura e difícil tarefa de sermos educadores. Felismente vocês estão concluindo ao final desse ano uma importante etapa em suas vidas, o ENSINO FUNDAMENTAL, que hoje significa muito pouco perante as exigências que o mercado de trabalho e a sociedade esperam de vocês, mas foi nele que vocês deram os primeiros passos para conquistarem independência em suas vidas, aprenderam o ABC, a TABUADA, LER e ESCREVER, INTERPRETAR, aprenderam a fazer CÁLCULOS, NOÇÕES DE GEOGRAFIA, ESTUDARAM A HISTÓRIA, APRENDERAM NOÇÕES DE MORAL E ÉTICA, SAÚDE, HIGIENE, A CUIDAR O MEIO AMBIENTE... Enfim se fossemos citar teriamos muito a dizer... porém esse muito se torna POUCO, se pensarmos no futuro que terão pela frente.
   Parabens por este momento, que a conclusão do ensino fundamental motive vocês para atingirem seus objetivos, e nunca esqueçam que voces deixaram um pouco de vocês nessa escola e temos a certeza que deixamos um pouco de nós em suas vidas também.
EDER LIMA
      

Passeio Cachoeira da Onça

   Dando inicio as solenidades de despedida dos alunos das turmas de 9º Ano A e B (que infelismente por nossa escola não oferecer Ensino Médio, terão que estudar em outras escolas ano que vem) fizemos um passeio nessa sexta-feira (09/12/11) para o Clube da Cachoeira da Onça no munícipio de Confresa-MT.
   O local proporcionou aos alunos e professores diversas opções de lazer e interação como: banho de cachoeira, jogo de futebol, voleibol, cartas... Após o almoço revelamos o amigo secreto realizado no inicio da semana e coordenados pela Professora Larissa os alunos das turmas de 9º ano A e B leram mensagens que expressavam toda a gratidão ao trabalho desenvolvido pelos professores durante o ano.
EDER LIMA
    

Mostra de Conhecimentos 2011

Com o objetivo de proporcionar aos alunos que estudam na nossa escola, a oportunidade de desenvolver pesquisas científicas, criarem invenções que integrem a teoria da sala de aula com a pratica do cotidiano, realizamos nesse sábado (26/11/11) a V Mostra de conhecimentos da Escola Tapirapé.
Durante toda a manhã a comunide de nossa cidade teve a oportunidade de visitar a apresentação de quinze projetos de pesquisa, que foram desenvolvidos durante esse ano letivo de 2011, por grupos formados por três alunos orientados por um professor de nossa escola. Foram apresentadas as seguintes pesquisas:
  • Os riscos causados pelo formol na escova progressiva;
  • Homofobia nas escolas de Porto Alegre do Norte;
  • O surgimento e evolução da máquina fotográfica;
  • Adubação orgânica;
  • Ciências X Religião;
  • Distribuição de remédios da farmácia básica de Porto Alegre do Norte;
  • Discriminção racial - "Projeto negro/branco diferentes só na cor";
  • A música como meio de melhoria da leitura e da escrita;
  • O destino dos resíduos sólidos de saúde de Porto Alegre do Norte;
  • Redes sociais; uma mania em Porto Alegre do Norte;
  • Casos de AIDSem Porto Alegre do Norte;
  • Identificação de combustiveis adulterados;
  • Agrotóxicos mais consumidos em Porto Alegre do Norte;
Uma comissão formada por profissionais da educação de Escolas Estaduais de nossa cidade, Cefapro e Assessoria Pedagógica avaliaram os projetos de pesquisa e conforme suas notas tivemos a seguinte classificação:
  1. Os riscos causados pelo formol na escova progressiva
  2. Discriminção racial - "Projeto negro/branco diferentes só na cor"
  3. Distribuição de remédios da farmácia básica de Porto Alegre do Norte
Os vencedores receberam como premiação caixa de som portatil e pen drive. Confira abaixa as fotos do evento.
EDER LIMA
      

Intercâmbio Cultural

No ano de 2010 a Escola Estadual Tapirapé desenvolveu um projeto de reconhecimento e valorização da cultura das Tribos Indigenas Tapirapé, e a finalização desse projeto foi um intercâmbio cultural entre os alunos de nossa escola e os alunos da Escola Tapi'itãwa que aconteceu no mês de outubro do ano passado. Nesse ano letivo de 2011 a Escola Estadual Alexandre Quirino de Souza de Porto Alegre do Norte, desenvolveu um trabalho de interação com o alunos da Escola Tapi'itãwa, visitando a Aldeia Tapi'itãwa no decorrer do mês de setembro desse ano.
Dessa forma as Escolas Tapirapé e Alexandre Quirino de Souza, organizaram um novo intercâmbio envolvendo as três escolas, que aconteceu no dia 12/11/2011. Durante a manhã aconteceram diversas manifestações culturais entre os alunos e profissionais das três escolas, após o almoço as escolas se dirigiram ao complexo esportivo de nossa cidade para continuidade do intercâmbio dessa vez com atividades esportivas e recreativas.
Ao final do dia ficou a certeza do bom relacionamento formado entre nossas escolas e a Escola Tapi'itãwa, e a proposta para realização de novos intercâmbios para o próximo ano.
EDER LIMA
          

Jogos Interclasse 2011

  Os jogos interclasses da Escola Tapirapé aconteceram no dia 11 de novembro de 2011, a partir das 07:30, no ginásio poliesportivo municipal, tendo por objetivo desenvolver o intercâmbio social e esportivo entre os alunos das diferentes turmas, procurando estreitar os laços de amizade, companheirismo e principalmente o incentivo à prática esportiva.
EDER LIMA
             

Olímpiadas de Matemática 2011 - 2ª Fase

     Neste sábado 05/11/2011 será realizada a prova da 2ª fase das Olímpiadas de Matemática 2011. Os alunos de nossa escola farão a prova na ESCOLA 13 DE MAIO e deverão comparecer nesse local com no mínimo 30 minutos de antecedência portando CARTÃO INFORMATIVO e um DOCUMENTO DE IDENTIDADE ORIGINAL (carteira de identidade, ou certidão de nascimento). A aplicação está prevista para iniciar as 13:30h (horário local) - 14:30h (horário de Brasília). Representarão nossa escola os seguintes alunos:

ALEXANDRE BRITO SALLES (NIVEL 1)
ELEN ALVES DE FREITAS (NIVEL 1)
ESEQUIEL TAVARES NERES (NIVEL 1)
FERNANDA LIMA BRUNA (NIVEL 2)
IZABEL FERNANDES DA SILVA (NIVEL 2)
LAVINIA ALVES DA SILVA (NIVEL 2)
MATEUS RODRIGUES COSTA (NIVEL 1)
MATEUS DOS SANTOS PEREIRA (NIVEL 1)
NANDIALA DE SOUZA CRUZ (NIVEL 1)
PEDRO HENRIQUE GOMES DOS SANTOS (NIVEL 2)
RICARDO CARDOSO ALVES (NIVEL 1)

EDER LIMA

Soletrando 2011 - Finais

Realizamos na noite de ontem (27/10/2011) a etapa final do soletrando 2011, que contou com a participação de 20 alunos que foram classificados em sala de aula durante as aulas de Lingua Portuguesa. Foram esses alunos:
 6º Ano A – Natalia, Carlos Daniel, Elian
 6º Ano B – Victor, Victória, Talieidy
 7º Ano A – Ricardo,  Jhiandra
 7º Ano B – Karla, Mateus
 8ºAno A - Izabel, Tiago
 8º Ano B – Lavinia, Kelly Cristina
 9º Ano A – Karita, João Pedro, Danilo
 9º Ano B – Flavia, Helinto, Fernanda

     Na primeira fase os alunos foram sorteados em grupos de três componentes, que se enfrentaram em caracter elimintório, classificando-se um de cada grupo para a proxima fase.
   Na segunda fase restaram seis alunos, que foram sorteados em duplas novamente se enfrentando para definir os tres alunos classificados para a final.
   A etapa final contou com as alunas: Izabel Fernandes, Lavinia Alves e Flávia Andressa, que se enfrentaram numa disputa acirrada ficando a classificação final da seguinte forma:
  • 1º Lugar: Izabel Fernandes
  • 2º Lugar: Lavinia Alves
  • 3º Lugar: Flávia Andressa
EDER LIMA
          

New Generation Fest

Na noite de terça-feira (11/12/2011) aconteceu a New Generation Fest. No decorrer do evento nossos alunos tiveram a opurtunidade de mostrar a comunidade suas habilidades na dança, musica e desfile. Após as apresentações os jovens aproveitaram a pista de dança e iluminação para se divertir embalados pelo som do DJ Paulo Henrique. No final tivemos a premiação dos + + da Escola Tapirapé, durante a semana e no decorrer da noite os alunos escolheram o aluno (a) MAIS: engraçado, sexy, patricinha e popular.
EDER LIMA
            

Radio Escola Tapirapé

   Nessa semana, após a realização de oficinas com os alunos que irão preparar e apresentar a programação das 4 próximas semanas, foi ao ar a Radio Escola Tapirapé, com programações diárias de 15 minutos durante os intervalos dos períodos matutino e vespertino.
   Foram selecionados alunos de todas as turmas de 6º à 9º ano, sendo que destes uma equipe ficará responsável em preparar o programa e outra apresentará aos demais alunos da escola.
   As oficinas para treinamento desses alunos ocorreram segunda-feira 03/10/11. A primeiras programações foram ao ar na terça-feira 04/10/11.
EDER LIMA
               

Semana da Criança

    Durante a semana da criança (05/10 à 12/10) as professoras das turmas de 1º à 5º ano desenvolverão um projeto que tem como objetivo principal promover atividades extraclasse, visando criar oportunidades de lazer e sociabilidade com as demais turmas da escola.
   No decorrer da semana acontecerão diversas atividades dentre as quais destacamos: Estudos sobre o Estatuto da Criança e Adolescente, desenvolvimento de oficinas de brinquedos, dramatizações e teatros, desenhos para colorir, musicas e poesias, trabalhos com dobradura, teatro de fantoches e um concurso de redação e desenho entre os alunos dessas turmas.
  O projeto será finalizado no dia 12/10/2011 com uma seção de cinema contendo muita pipoca e refrigerante para todas as turmas, após serão entregue lembrancinhas e a premiação para os vencedores do concurso de redação e desenho.
EDER LIMA

Radio Escola Tapirapé

Começamos nessa semana a colocar em pratica um sonho antigo em nossa escola, o de implantarmos uma Radio Escola com programação diária a ser elaborada e executada pelos alunos.
A ideia surgiu em 2008, mas por falta de recursos ficamos esse período todo a espera da aquisição dos equipamentos, fato que pode ser concluído durante esse mês de setembro, através da 3ª parcela do PDE.
Ontem em reunião com os professores reorganizamos o projeto feito em 2008, e a partir desta semana começaremos a colocar o mesmo em pratica.
Uma das primeiras ações será selecionar os alunos que irão participar ativamente do projeto. Os alunos selecionados participarão de oficinas que terão o objetivo de capacitar os mesmos, para as atividades de: operação dos equipamentos, preparação e execução dos programas, que acontecerão diariamente por 30 minutos, sendo 15 no horário de chegada e os outros 15 durante o intervalo.
EDER LIMA

Jogos Interescolares Nova Floresta

Durante os dias 16 e 17 de setembro aconteceram os jogos interescolares no distrito de Nova Floresta - Porto Alegre do Norte. A Escola Tapirapé participou do evento somente no sabado com seis equipes distribuidas em 3 categorias sendo que duas dessas esquipes tiveram exito em quadra trazendo o troféu de 1º lugar para nossa escola.
1º Lugar - Categoria "C" (2000/2001)


1° Lugar - Categoria "B" (1997/1998/1999)


Categoria "A" (1994/1995/1996)


Categoria "A" (1994/1995/1996)



Categoria "B" (1997/1998/1999)

Demais fotos dos jogos:

"Aprender a ler lendo e escrever escrevendo"

         A leitura e escrita devem ser trabalhados em toda a trajetoria escolar do aluno. Por isso visando o desenvolvimento dessas habilidades nos alunos da 3ª fase do 1º ciclo e 2ª fase do 2º ciclo as Professoras Ana Silva e Lusimar Oliveira trabalharam em suas respectivas salas o Projeto "Aprender a ler lendo e escrever escrevendo".
Confira algumas imagens do trabalho realizado em sala de aula:

EDER LIMA
                      

Camiseta Mostra de Conhecimentos 2011

Observe os modelos abaixo e escolha uma conforme sua preferencia



Para votar no modelo de sua preferencia click no link abaixo:

EDER LIMA

OBMEP 2011

           Quarta-feira (17/08/11) aconteceu a 1ª fase da OBMEP 2011 em todas as escolas que se inscreveram para participar das olimpiadas em todo o territorio brasileiro.
            Em nossa escola classificaram-se os seguintes alunos:

o NIVEL 1
 Ricardo Cardoso (7° Ano A)
 Alexandre Brito (7° Ano B)
 Nandiala Souza (7° Ano B)
 Elen Alves (7° Ano B)
 Mateus Santos (7° Ano B)
 Mateus Rodrigues (6° Ano A)
 Ezequiel Tavares (6° Ano A)

o NIVEL 2
 Isabel Fernandes (8° Ano A)
 Fernanda Lima (9° Ano B)
 Lavinia Alves (8° Ano B) 
 Fernanda Miranda (8° Ano A)
 Pedro Henrique (8° Ano A)
EDER LIMA

Assembleia Geral

                 Realizamos nessa quarta-feira (17/08/11) uma assembleia com a comunidade escolar para discutirmos assuntos relacionados ao andamento do ano letivo e entregar o resultado individual de desempenho dos alunos durante o 2º bimestre. Durante a assembleia realizou-se a prestação de contas da merenda escolar do 1° semestre letivo, e dos repasses do PDE/SEDUC. O Coordenador Pedagógico conversou com os pais sobre alguns problemas que vem atrapalhando a aprendizagem dos alunos como: o uso de aparelhos eletrônicos em sala de aula, chegar atrasado as aulas, o não cumprimento de normas e regras do Regimento Escolar, alunos que não realizam as atividades que são repassadas para casa e o principal de todos que é a falta de acompanhamento dos pais ou responsáveis na vida escolar do aluno.
                A assembleia contou com a participação efetiva dos pais e representantes dos alunos, sendo avaliada pela Equipe Pedagógica como muito importante essa participação para que os problemas detectados sejam resolvidos.
EDER LIMA

Gincana Estudantil

          No sábado dia 13/08/11 aconteceu um gincana envolvendo os alunos e funcionários dessa escola em comemoração ao Dia do Estudante.
          Os alunos e professores foram divididos em quatro equipes da seguinte forma:

o Equipe Preta: 9ºA, 9ºB, 1º ano, 2º ano (Carla, Marcia, Viviane, Eliene)
o Equipe Azul: 8°A, 8°B, 3°A, 3°B (Nilda, Ana, Rosalina,Giscard, Valderi)
o Equipe Branca: 7°A, 7°B, 4°A, 4°B (Luciana, Cecilia, Abadia)
o Equipe Verde: 6°A, 6°B, 5°A, 5°B (Lusimar, Gracy, Nonato, Lamparina)

As provas realizadas foram:

 1ª PROVA – Estourar o balão
 2ª PROVA – Que desenho é esse?
 3ª PROVA – Dança da cadeira
 4ª PROVA – Gol no pneu
 5ª PROVA – Pai mais velho/pai mais novo
 6ª PROVA – Conhecimentos gerais
 7ª PROVA – Corrida do saco
 8ª PROVA – Videokê
 9ª PROVA – Arrecadação de garrafas Pet
 10ª PROVA – Arrecadação de frutas
 11ª PROVA - Voleibol
          Para todas as provas a pontuação será a seguinte:
1° Lugar: 30 pontos
2º Lugar: 15 pontos
3º Lugar: 10 pontos
4º Lugar: 5 pontos
           Ao final das 11 provas será somado a pontuação de cada equipe para determinar os vencedores que receberão a seguinte premiação:

1º Lugar: 1 Balde de sorvete+ 1 fardo de refrigerante       
2º Lugar: 1 Balde de sorvete                                             
3º Lugar: ½ fardo de refrigerante
4º Lugar: ½ fardo de refrigerante
Confira abaixo as fotos do evento.
EDER LIMA
         

Educação Ambiental

As professoras Luciana Santos Araújo e Maria Cecilia da Silva das turmas da segunda fase do segundo ciclo estão trabalhando com seus alunos sobre o lixo em nossa cidade. E para mostrar um pouco da realidade que acontece em nosso município as mesmas proporcionaram um passeio aos alunos pela margem do Rio Tapirapé onde os mesmos foram orientados a as formas de degradação que estão presentes pela orla e suas proximidades. Após o passei o objetivo é conscientizar os alunos sobre a importância do meio ambiente saudável e como a população está inserida nesse meio. Após as professoras pretendem trabalhar com os alunos a reciclagem de objetos objetivando despertar nos mesmos o entendimento de que a reciclagem é importante para evitar a poluição do meio ambiente em que vivemos.
EDER LIMA
Abaixo algumas imagens feitas pelas professoras durante o passeio.

  

Alerta sobre baixa umidade do ar

         Neste período todos os anos sofremos em nosso dia-a-dia com a baixa umidade relativa do ar, por isso  estamos orientando os alunos a seguir algumas dicas como:
  • Evitar atividades físicas em período de 10hs e 16hs;
  • Substituir as atividades físicas destes horários por atividades recreativas;
  • Priorizar alimentos mais leves e menos gordurosos;
  • Ingerir diariamente uma grande quantidade de líquidos;
  •  Usar roupas leves;
  •  Uso do protetor solar, chapéus e bonés;
  • Umedecer os ambientes em casa e na escola;
  • Evitar queimadas;
Seguindo essas dicas e outras mais podemos reduzir os efeitos causados por essa baixa umidade como: problemas respiratorios, boca, garganta, pele, nariz e olhos secos o que vem a causar a irritação dos mesmos.
EDER LIMA

Horta Pedagógica

A Secretaria de Estado de Educação divulgou nessa terça-feira 19/07 uma nova lista de projetos que serão financiados, e nossa escola foi contemplada com o projeto de manutenção da horta pedagógica no valor de R$ 785,00. O valor será repassado junto a terceira parcela do PDE/Seduc, mas a manutenção da horta está prevista para iniciar semana que vem.
EDER LIMA

Comemoração do Dia das Mães

MÃE! Como pode apenas três letras significarem tanto em nossa vida? Pois é assim podemos definir uma verdadeira mãe, uma mulher que dedica parte de sua vida para gerar outras vidas... Uma mulher de significados infinitos, pois quer dizer amor, dedicação e renuncia a si propria. Obrigado MAMÃES por existirem pois sem vocês também não existiriamos... Felicidades a todas vocês em todos os dias do ano.

Olimpiadas de Matemática 2011


Encontra-se abertas as inscrições para as escolas participarem das Olimpíadas Brasileira de Matemática da Escolas Publicas (Obmep) nesse ano de 2011. As provas da 1ª fase acontecerão o dia 16 de Agosto na própria escola, e a 2ª fase está prevista para o dia 22 de outubro em local ainda a ser definido.

Nossa escola já fez sua inscrição, portanto alunos do 3º ciclo (7º, 8º e 9° Ano) e da 3ª fase do 2º ciclo (6º Ano) já podem começar a estudar para a prova do dia 16 de agosto.

Em 2009 os alunos Hugo Soares de Jesus e Arthur de Souza Paim receberam um Certificado de Menção Honrosa emitidos pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Ministério da Educação pelo desempenho na 2ª fase da Obmep/2009. Fato que esperamos que seja repetido ou melhorado nessa edição de 2011.



Páscoa Solidária 2011

Realizamos no dia 18/04/11 nas dependências da Escola Estadual Tapirapé uma celebração ecumênica como encerramento do projeto páscoa solidária. Este projeto tem como um de seus objetivos arrecadar alimentos não perecíveis que serão revertidos para as famílias mais carentes de nossa comunidade escolar, demonstrando a sociedade de nosso município o resultado da comunhão de atitudes e sentimentos que são reflexos em nossa escola de alunos e funcionários para com as famílias mais carentes de nosso município.
Em 2011 com a ajuda de algumas empresas e com as doações dos alunos, foram formadas 23 cestas básicas, contendo em cada uma delas: 5kg de arroz, 3kg de feijão, 2kg de açúcar, 1 kg de trigo, 2 litros de óleo, 1 copo de extrato de tomate, 1 pacote de macarrão, 1 sardinha, 1 pacote de café, 1 pacote de milharina.
A celebração ecumênica contou com a presença de representantes religiosos de nosso município, a entrega das cestas básicas aconteceram de forma intercalada com apresentações dos alunos referentes aos temas: páscoa e solidariedade.

Hospital Regional em P.A.N.

No dia 01 de Abril recebemos a visita do Secretario de Saúde do Estado de Mato Grosso Pedro Henry, que passando pela nossa região chegou a Porto Alegre do Norte no final da manhã. O secretario visitou primeiramente o Hospital de nossa cidade, onde foi recepcionado pelos alunos da Escola Tapirapé e da Rede Municipal de Ensino, que protestavam pela construção do Hospital Regional em nossa cidade. Após a visita ao Hospital e Posto de Saúde, o secretario pousou para fotos ao lado dos alunos e em discurso falou da importância desse momento, pois segundo suas palavras essas crianças que ali estavam serão futuramente beneficiadas pelo trabalho de sua administração. Mas Pedro Henry talvez pela data não prometeu a vinda do Hospital Regional para Porto Alegre do Norte, adiando a decisão que será tomada dia 13/04/11 em Cuiabá. O prefeito de Confresa entrou briga e quer que a obra mais uma vez vá parar em Confresa, mesmo assinando um documento que foi feito em 24/06/10 no qual 11 prefeitos da região apoiaram que o Hospital fosse construído aqui em nossa cidade. Além do espaço que já foi doado pela iniciativa privada, oferecemos também a construção de um Aeroporto que funcionara 24 horas para os casos de remoção de pacientes, fato que nenhuma outra cidade da região oferecerá, além de ja contarmos com o Escritório Regional de Saúde e a Unidade de Coleta e Transfusão.

Carnatribo 2011

O carnaval faz a alegria da maioria dos brasileiros todos os anos. Na Escola Tapirapé não é diferente, todos os anos antecedendo a data acontece o Carnatribo, cujo objetivo principal é proporcionar um momento de descontração e interação entre os alunos de nossa escola.
Nesse ano as turmas se organizaram montando 08 blocos que desfilaram no dia 04 de Março para o júri avaliar o melhor desempenho entre os blocos:
* 1º e 2º Ano – “Os Mascarados”
* 3º Ano – “O Império dos Mascarados”
* 4° Ano – “Bloco da Alegria”
* 5º Ano – “Onça Pintada”
* 6º Ano – “ Bloco da Folia”
* 7º Ano – “Arrasta Multidões”
* 8º Ano – "Bloco do Beijo"
* 9º Ano – "Bloco dos Apimentados"
Ao final após julgar 05 quesitos os jurados escolheram o "Bloco dos Apimentados" como vencedor do Carnatribo 2011.

Inicio do ano letivo 2011

No dia 14 de fevereiro de 2011 os alunos da Escola Tapirapé foram recepcionados no saguão, era o inicio do ano letivo de 2011. Mesmo sem muitos professores a direção e coordenação pedagógica tiveram que rebolar para dar inicio as atividades letivas na escola, pois após mudar varias vezes o calendário de atribuições a Secretaria do Estado de Educação (SEDUC) ainda não tinha contratado os funcionarios que prestarão serviços nas escolas para o referido ano.No primeiro momento foram repassadas aos alunos informações sobre o andamento do ano letivo e posteriormente aconteceram varias brincadeiras coordenadas pelos professores e equipe pedagógica.

Semana Pedagógica 2011

Desde o dia 07/02 (Segunda-feira) acontece nos períodos matutino e vespertino nas dependências da Escola Tapirapé a semana pedagógica que se estenderá até o dia 11/02 (Sexta-feira), e conta com a participação dos funcionários efetivos e também com os possíveis contratados para os cargos de professor, TAE e AAE, que mesmo não estando ainda contratados pela SEDUC decidiram participar dos encontros.
Nos primeiros dois dias de reuniões foram realizados estudos sobre o Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar de nossa escola acontecendo as devidas correções para atualização dos mesmos.
Os demais dias serão utilizados para organização e planejamento do ano letivo de 2011, e especificamente das primeiras semanas de aula, que servem para os docentes realizarem o período de sondagem nas turmas que irão trabalhar.
Uma das maiores dificuldades que estamos enfrentando no inicio desse ano letivo deve-se ao fato das varias mudanças no calendário de atribuições feitas pela SEDUC. Na segunda-feira dia 14/02 as aulas terão que começar, mas muitas turmas não terão ainda professores atribuídos.

Despedida dos alunos 9° Ano 2010

Foram muitos anos convivendo juntos nesse espaço escolar, mas infelismente teremos que nos afastar do convivio diario. Mas isso não quer dizer que será para sempre, afinal como já dissemos antes a escola estará sempre de braços abertos para acolher-lhos. Nesses anos juntos ficaram muitas lembranças, de momentos que com certeza ficarão marcados em suas vidas. Deixarão saudades, e nunca esqueçam que devem seguir em frente, essa etapa foi apenas um curto caminho de uma longa jornada que será suas vidas, encarem o ensino medio, cursem nivel superior, e continuem sempre aperfeiçoando seus conhecimentos...

IV Mostra de Conhecimentos

A fim de incentivar os alunos da Escola Tapirapé a iniciação na pesquisa cientifica a Direção, Equipe Pedagógica e professores da área de Ciências Naturais e Matemática organizaram a IV Mostra de Conhecimentos. Nesse ano de 2010 foram expostos 15 trabalhos de pesquisa realizados por alunos na faixa etária de 11 à 14 anos. Os temas das pesquisas foram quase todos ligados a problemas da nossa sociedade local e abrangeram varias áreas do conhecimento:


• O lixo que vira vida;

• Aquecimento global;

• Bullyng: uma realidade nas escolas de Porto Alegre do Norte;

• Levantamento das Doenças Respiratórias registradas em Porto Alegre do Norte-MT no período de agosto a outubro de 2010;

• Impactos ambientais com a construção da ponte do Rio Tapirapé;

• Arborização da Escola Tapirapé;

• Uma nova alternativa de reciclagem com garrafas pet;

• Consumo de hortaliças orgânicas;

• Reaproveitamento da glicerina como fonte de energia renovável;

• Tecnologia em meio a sociedade;

• DSTs na Adolescência;

• A iluminação da cidade de Porto Alegre do Norte-MT;

• A paisagem de Porto Alegre do Norte-MT;

• Drogas em Porto Alegre do Norte-MT;

• Reciclagem que vira artesanato;

Durante o dia o comunidade de Porto Alegre do Norte veio até a escola visitar os trabalhos, que foram avaliados por uma comissão formada por pessoas de fora da escola e um representante dela. A mostra aconteceu nos períodos matutino e vespertino, e encerrou-se com a entrega da premiação aos três trabalhos de mais destaque. O primeiro lugar ficou com o trio de alunos que pesquisou sobre “Bullyng: uma realidade nas escolas de Porto Alegre do Norte”. Os alunos receberam como premio um aparelho de celular MP7 para cada um.





































Sarau Literario 2010

No dia 26 de novembro do decorrente ano aconteceu o II Sarau Literário em nossa escola, onde os alunos das turmas de 3º ciclo e 3ª fase do 2º ciclo apresentaram ao publico musicas, poesias, encenações, parodias, coreografias e peças teatrais mostrando um pouco do que foi trabalhado durante o ano letivo em sala de aula pelas professoras de Língua Portuguesa, Artes, Inglês e Educação Física. Além das apresentações houve exposições dos trabalhos realizados nestas disciplinas.