Com a intenção de melhor compreendermos as formas tradicionais de organização social, cultural, política e educacional do povo Tapirapé, nos da Escola Estadual Tapirapé (Porto Alegre do Norte – MT) juntamente com a Escola Indígena Tapi'itãwa (Reserva Urubu Branco, Confresa – MT) e Cefapro (Pólo de Confresa) organizamos um Intercambio Cultural entre essas duas escolas que aconteceu no dia 23 de outubro de 2010 na reserva Indígena Urubu Branco.
Fomos recepcionados pelo Cacique que saudou a todos falando da programação do dia e das restrições em relação a manifestações como musicas, danças, pintura, teatro e cantos, em razão do povo da aldeia estar em luto pela morte recente de um morador. Em seguida os diretores e coordenadores das escolas falaram um pouco sobre a importância deste momento, principalmente para que mitos presentes em nossa sociedade sobre a vida indígena possam ser quebrados a partir desse contato com a realidade. Na seqüência foram apresentados mitos presentes nas duas culturas. Alguns alunos da Escola Tapirapé leram poesias produzidas por eles mesmos homenageando a cultura dos Tapirapés. Após aconteceu a exposição de trabalhos e projetos realizados nas duas escolas. Perto do meio dia houve uma exposição culinária de comidas típicas das duas culturas com espaço para degustação dos pratos. Após o meio dia os alunos e professores da Escola Tapirapé foram entrevistar os habitantes da Aldeia Tapi'itãwa sobre os mais variados assuntos. A escola pretende após a sistematização dessas entrevistas produzir um livro para ficar na Biblioteca da Escola servindo de referencial Bibliográfico para novas pesquisas sobre a História e vida do Povo Tapirapé da aldeia Tapi'itãwa.Esse Intercambio cultural foi o fechamento de um projeto iniciado em nossa escola nesse ano letivo de 2010 pelas professoras de Geografia e História em parceria com a Coordenação Pedagógica e Direção. O projeto visava principalmente oportunizar uma interação entre a comunidade escolar da Escola Estadual Tapirapé e a comunidade escolar da Escola Estadual Indígena Tapi'itwa, a fim de estabelecer um dialogo intercultural.
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